home

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Projeto Luz e Silêncio com Velas e Música por Ramon Simões


Embora o Alfafa não seja uma casa de eventos, nós gostamos de compartilhar arte, música e cultura. 

Por obra do acaso todos os eventos que estão acontecendo chegaram até nós como brisa no campo. Naturalmente.

Ramon, esta figurinha, resolveu passar um dia na frente do Alfafa e aventurou entrar, pediu uma cerveja e começou um bom papo com a gente. Disse que tocava alguns instrumentos e sugeriu uma demonstração do seu "repertório". Ficamos encantados !
 Heis que surgiu a ideia de um projeto diferenciado e especial tanto quanto a proposta do Alfafa. Luz e Silêncio com Velas e Músicas é para aquela galerinha cativa que gosta e sabe apreciar uma boa música, para quem entende e gosta da música popular brasileira mas que hoje em dia já não é tão mais popular assim. Interprete de músicas como "espanhola", "todo azul do mar" , do grupo 14 Bis (alguém lembra?) entra também na misturinha Roberto Carlos, Oswaldo Montenegro e algumas composições próprias. 


 A primeira apresentação do Projeto foi fantástica e com gostinho de VIP (só para convidados), mas desta vez a casa está convidando todos os que apreciam a delicadeza das letras de algumas músicas.

Faça sua reserva.
3035-0002



terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Novo telefone



É engraçado, pensamos que contratar um serviço de uma grande empresa é a garantia de um bom serviço. Errado! É a garantia de que você é só um número dentro da enorme lista de clientes. Reclama daqui, reclama dali, pede por favor, espera intermináveis minutos em uma ligação implorando para ser atendido e ouvindo aquela musiquinha maldita  agradável...e quando o atendente pega a sua ligação e você explica pacientemente todo o seu "problema", ele te responde: "desculpe, não é o meu setor que resolve, vou 'estar transferindo' a sua ligação para o setor responsável" (e isso acontece por mais umas 3 ou 4 vezes) até que a sua paciência se esgote por completo e você torna-se o ser sem educação do outro lado da linha (coisa que a sua mamãe jamais ensinou você a fazer xingar a mãe dos outros) .
O que fazer? Isso mesmo, cancela o serviço e vai para a concorrente. Por este singelo motivo é que estamos divulgando nosso novo telefone para que não esqueçam da gente, para que possam ter mais um canal de comunicação e para que possam desfrutar do Alfafa CB como "mi casa, su casa".
Sejam bem vindos e ligue-nos sempre que puder e quiser. 

 3035-0002.

domingo, 23 de outubro de 2011

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Quem disse que comida saudável é ruim?

Engraçado como algumas pessoas fazem aquela cara de dúvida quando explicamos o conceito do Alfafa Café e Bistrô. Escutei algumas vezes, "mas, comida saudável é para quem está de dieta?", "servir só salada?  isso dá dinheiro?"

...Infelizmente algumas pessoas não descobriram que a "comida saudável" é muito mais do que apenas verduras e folhas, mal sabem o quanto uma comida leve, bem preparada e bem temperada pode ser muito mais saborosa do que aquele sanduíche entupido de gordura e conservantes.



Sair do trivial hambúrguer com batata frita e experimentar novos sabores te dá a sensação de que a vida vale muita mais a pena quando você se arrisca. Imagine se tudo na vida fosse uma coisa só? Conhecer o beijo de uma só pessoa, ter apenas um professor a vida inteira, um par de sapatos para o resto da vida (para uma mulher isso é quase uma heresia). Pois é, então porque não experimentar um tempero diferente, uma comida que saia do tradicional ? Porque não se permitir ?




É possível, dentro deste leque infinito de coisas gostosas que temos, se divertir com um bom hambúrguer gourmet feito na casa, bem temperado e sem conservantes, comer um crepe de massa levinha recheado com ingredientes diversos e bem saborosos, optar por uma massa bem recheada , sempre usando o mínimo de ingredientes industrializados e trazendo tudo o mais artesanal possível. Sabe a máxima de que comida de casa é sempre mais gostosa? Então, a extensão da cozinha da sua casa é o Alfafa CB.



Tudo feito com muito amor, carinho, dedicação, higiene...Pode parecer clichê, mas tudo o que é clichê hoje em dia é bom: amor, sexo, abraço, carinho, poesia, serenata, apaixonar-se...





sexta-feira, 7 de outubro de 2011


É com muito orgulho que agradecemos o reconhecimento da Midia, através da Revista Eventos.com.br. Em sua 12ªedição, Set-Nov/2011, nos presenteou com uma matéria de meia página. Confira:

sábado, 24 de setembro de 2011

Profissão Cozinheiro: Glamour?


Com tantas faculdades de gastronomia pipocando por Salvador e pelo Brasil, será que alguém já parou para pensar no que os profissionais com esta formação estarão fazendo no mercado num futuro próximo? Muita gente entra no curso de gastronomia pelo prazer de cozinhar. São pessoas que gostam de estar na cozinha, de preparar comidas para a família e amigos. E fazer um curso de gastronomia pode ser uma forma de unir o útil ao agradável, ou seja, ter um diploma de curso superior e transformar o hobby em uma profissão. Só que muita gente, até mesmo quem procura um curso, não tem ideia do que é a gastronomia.



O curso forma o gastrônomo que é quem, afinal? O gastrônomo não é um cozinheiro. A formação acadêmica não tem esse fim. Ensina algumas técnicas básicas, algumas preparações, mas está longe de formar cozinheiros. Tampouco forma nutricionistas, que têm um curso específico para isto, apesar da gastronomia também abordar questões relacionadas a essa área de conhecimento.
O gastrônomo é um gestor, alguém que transita pela administração de um estabelecimento comercial voltado para a alimentação e tem também o conhecimento do “lado de dentro”, ou seja, da cozinha e de suas especificidades. A formação do gastrônomo permite saber como funciona a parte administrativa de um estabelecimento e também o lado operacional. Portanto pode, muitas vezes, opinar sobre a otimização do uso de insumos com conhecimento de causa, sem necessariamente ter que contar com alguém do lado operacional. Ou quando for questionado pelo administrador sobre determinadas preparações, poderá dizer se é economicamente viável, tendo a preocupação não somente com os ingredientes a serem utilizados e o modo de fazer, como também com a parte comercial da produção. Sabe também como deve ser a estrutura física adequada de uma cozinha, conhece todos os setores e sabe como tem que ser o perfil dos profissionais que vão trabalhar em cada um deles (as praças e suas funções), tem conhecimento das normas e regras que regem o setor, enfim, informação é o que não falta para esses gastrônomos. O que falta é espaço, uma brecha neste mercado.


Toda a profissão nova passa por esse processo de reconhecimento, o que é muito natural. Os primeiros formandos de qualquer área são os pioneiros, mas também os que vão “dar a cara a tapa”. Como tudo na vida, este novo ofício tem seu lado bom e o seu lado ruim. Portanto, muita coragem, determinação e perseverança aos gastrônomos e, por parte dos empresários, um voto de confiança para oportunizar a esses desbravadores um espaço para mostrar a que vieram. 


texto retirado de www.maisbaia.com.br e escrito por Ely Fujyama 

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Alternativo x Popular

Muita gente chega no Alfafa Café e Bistrô e a primeira frase que esboçam é: "Que lugar lindo e aconchegante!".

 É , o Alfafa é realmente um lugar lindo e aconchegante, contudo tem muito mais coisa para falar dele. Quem gosta de sair com frequência em Salvador sabe a grande dificuldade que se tem de ter coisas diferentes para entreter e para comer. Não é todo o dia que você está disposto (a) a uma balada regada a muita bebida alcoólica e música alta na cabeça, bem como não é sempre que ficar sentadinho batendo um papo vale a farra da semana. Tudo tem sua hora, pessoa e lugar. Fato!
Muito da ideia de montar o espaço veio daí, da carência que sentíamos em poder sair e comer uma comida mais leve, saudável, gostosa e sem muito condimento ou fritura, bater um papo legal com os amigos sem necessariamente estar naquela neura de que não posso comer isto ou aquilo, estou de dieta, etc, de ter um espaço legal pra curtir, dançar, ouvir boa música, paquerar, tomar um café... Sim, nós somos tudo isso e mais um pouco. Somos e gostamos de lugares e pessoas interessantes e o Alfafa veio para somar isso a cidade.


Apesar de ser uma cidade turística, Salvador peca na falta de espaços culturais com qualidade. O fato de ser "alternativo" não implica em inferninhos e lugares com pouca higiene, mas de certo que muita gente ainda pensa desta forma.  Alternativo nada mais é (em nota livre do meu pensamento) do que o que não é comum, não é popular mas que seja simples e de bom gosto.



O Alfafa é assim, um lugar para ir, relaxar, comer sem culpa, trocar ideias e o que mais você entender que se possa fazer por lá, porque aqui nosso tempero é o seu momento (sem pensamentos maldosos, ok?)